Redes
versão 2.0, Março de 2000
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Copyright c 2000 Reino Linux Qualquer parte de esta publicação pode ser tansmitida livremente, na sua forma original, por qualquer meio, seja electrónico, mecânico, de fotocópia, de gravação ou outro, sempre que este aviso de copyright seja mantido em todas as cópias. Cópias modificadas podem ser distribuídas sob a mesma condição para cópias originais, sempre que o trabalho resultante seja distribuído com uma licença de cópia idêntica a esta. Esta publicação pode ser traduzida a outras línguas, respeitando a mesma licença para cópias modificadas.
Colaboradores
Este manual é actualmente mantido pelo Reino Linux (grupo de …ver más…
5.5 Outras fontes de informação . . . A Glossário de Informática e Redes
. . . . .
. . . . .
. . . . .
. . . . .
. . . . .
. . . . .
. . . . .
. . . . .
. . . . .
. . . . .
. . . . .
. . . . .
. . . . .
. . . . .
. . . . .
. . . . .
. . . . .
. . . . .
Capítulo 1 Introdução
Este é um curso curto de «Introdução a Redes e Linux». Foi escrito para os alunos do primeiro ano das licenciaturas em Engenharia Electrotécnica e Engenharia Informática na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP); no entanto, a maior parte do conteúdo poderá ser útil para qualquer utilizador dos sistemas informáticos da FEUP e inclusivamente para pessoas de outras instituições que precisem de uma introdução ao Linux e aos sistemas distribuídos.
1.1 O sistema operativo Linux
Linux é um «clone» do sistema Unix, com a característica de ser o primeiro sistema completo totalmente livre (o seu código fonte está disponível para ser estudado e modificado por qualquer pessoa, e está protegido legalmente para garantir que sempre permanecerá livre) e desenvolvido por um grande grupo de programadores voluntários em todo o mundo. Tecnicamente, Linux é apenas o núcleo do sistema, que foi originalmente escrito por Linus Torvalds em 1991, mas uma vez desenvolvido o núcleo foi possível compilar um grande conjunto de aplicações e programas livres que formam o que hoje em dia é conhecido genericamente como Linux. Muitas das aplicações