Conducta deportiva
CONSUMO RESPONSÁVEL EM REDE
B.
B. CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO
Falar de cidadania tornou-se bastante comum nos dias de hoje. São vários os programas e financiamentos nacionais e europeus que tentam promover e incentivar junto de crianças, jovens e adultos o exercício de uma cidadania activa, tanto ao nível nacional como europeu. Uma das perguntas de partida para o debate relativo à cidadania é justamente:
De Que Se Fala Quando Falamos De Cidadania?
enquanto que para outras, os direitos relacionados com o acesso a determinados recursos será mais importante. São várias as ideias commumente utilizadas para definir cidadania, variando em função das referências individuais das pessoas, não significando …ver más…
CIDADANIA
B.
cidadania global, uma cidadania mais ampla e inclusiva (do mundo?). Afinal, o que é, o que pode, ou deve, ser a cidadania? A cidadania será assim um estatuto enquadrado juridicamente porque composto por um conjunto de direitos e deveres legalmente estabelecidos. Mas será então também uma prática no sentido em que implica o agir, a mobilização e a capacidade de iniciativa dos cidadãos, a sua participação activa em exercer e reivindicar direitos e deveres. Mas será a participação por si só, condição suficiente para que se possa falar de exercício activo de cidadania? A nossa proposta é que haja uma participação informada dos cidadãos com uma identificação profunda com valores que extravasam o espaço da nacionalidade: atitudes face à paz, democracia, equidade social, identidade com a diversidade cultural, pertença pós-nacional, sentido de bem comum, um conjunto de valores que se podem atribuir à vida humana independentemente da sua pertença nacional, cultural, religiosa, étnica e de género. Neste contexto, além de um estatuto e de uma prática, propomos a cidadania também como uma identidade, uma atitude interior, a qual se revela, se constrói e se reproduz na relação com o(s) outro(s) e, desse modo, realçamos o