Historia anecdotica
Índice
Introduçao
Os nossos olhos são uns órgãos maravilhosos que nos permitem apreciar a beleza do Mundo que nos rodeia, permitindo-nos comunicar através da leitura, escrita e artes visuais e plásticas.
Habitualmente, não somos conscientes de tudo o que implica a visão até que haja o desenvolvimento de uma patologia. Quando sentimos dor, alteração do aspecto dos olhos ou transtornos visuais, procuramos de imediato um especialista.
Assim, é fundamental conhecer os processos inflamatórios oculares que perturbam/danificam a visão, podendo nalguns casos conduzir à cegueira.
Introdução:
O globo ocular é um órgão da visão, com forma aproximadamente esférica que se encontra alojado na órbita, sendo protegido anteriormente …ver más…
Podem ainda surgir como uma associação destes dois factores.
Tanto as blefarites de origem seborreica como as de origem infecciosa podem originar disfunção de glândulas sebáceas e sudoríparas. Afectam as glândulas de Zeiss e Moll quando presentes na parte anterior da pálpebra e as de Meibómio quando estão na parte posterior da mesma.
- Blefarite seborreica / alérgica:
Este tipo de blefarites afecta frequentemente pessoas com tendência para pele oleosa, com seborreia (caspa) e secura ocular. Pode ainda surgir como resposta alérgica a algum factor. As glândulas sebáceas segregam muita gordura, irritando as pálpebras, causando assim um conjunto de sintomas incomodativos.
-Blefarite de origem infecciosa: Como anteriormente foi dito, as blefarites de origem infecciosa podem ser ocasionadas por inflamação bacteriana, vírica ou fúngica e ainda devido à invasão de parasitas. -Infecção bacteriana:
Esta é a razão que mais frequentemente leva à manifestação de blefarite infecciosa e crónica. A Staphilococus aureus é uma bactéria altamente patogénica, uma vez que liberta toxinas nocivas às células humanas e é muito resistente aos medicamentos. As suas toxinas, no olho, provocam grande irritação dando origem a blefarite. Já a Staphilococus epidermidis é uma