Resumen de que es quimica
Quadrimestral – Nº 06 – Abr/Mai/Jun/Jul – Maringá - Paraná - Brasil - ISSN 1519.6178
Centro de Estudos Sobre Intolerância - Maurício Tragtenberg
Departamento de Ciências Sociais - Universidade Estadual de Maringá (DCS/UEM)
A indecidibilidade enquanto desconstrução da hermenêutica: a primazia da metáfora da escritura
Francisco de Fátima da Silva*
O conflito das interpretações assumiu um caráter de competição: cada tipo de interpretação buscava afirmar-se em detrimento dos demais. Cada modalidade interpretativa se preparava para demonstrar sua importância, ou seja, a profundidade e a amplitude dos seus insights e o seu alcance. …ver más…
Porém, não se trata de uma novidade, Paul Ricoeur (1984) já procurou demonstrar que elas estão presentes há muito na constituição da hermenêutica, entendida no sentido de ciência da interpretação. A longa epígrafe, na abertura do texto, sugere uma imagem grotesca dessa ciência e aponta para o problema de sua constituição, como pode ser observado através da citação a seguir: o sistema de interpretação (que é também de uma certa forma o sistema de interpretação ou em todo caso de toda uma interpretação da hermenêutica), ainda que seja corrente ou enquanto é corrente como o bom senso, foi representado em toda a história da filosofia. Direi mesmo que é, no fundo, a interpretação propriamente filosófica da escrita (DERRIDA, 1991, p. 352).
A tendência em reduzir as reflexões filosóficas e teóricas a princípios fundamentais só faz facilitar a construção de caricaturas. Se reduzida à interpretação, a hermenêutica não passaria de uma análise interpretativa de textos sagrados, jurídicos, literários etc; e a desconstrução, ao niilismo, correria o risco de ser entendida como uma ciência que prova que os textos nada significam, o que se transformaria num absurdo, uma vez que Derrida nunca afirmou tal coisa.
Assim caricaturizadas, tais reflexões são tomadas em